- Área: 70 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Diego Elgueta
-
Fabricantes: Coggiola Mármoles
Descrição enviada pela equipe de projeto. Foi comissionada uma construção isolada e aberta, contígua a uma piscina já existente, ao fundo do jardim de uma casa de praia, que resolveria a necessidade de quatro programas: um espaço para churrascos, uma cozinha, uma adega e um banheiro.
Em resumo, um suporte que vincule e amarre várias atividades em seu interior com instâncias pré-existentes a seu redor.
De acordo com isto, configura-se uma estrutura de pavilhão a partir do gesto de apoio de três treliças (duas de 12 m e uma de 18 m), sobre um sistema de vigas e pilares compostos de madeira, dento do qual são compostas as distintas peles e permeabilidades de fechamento dos ambientes programáticos.
O apoio e cruzamento entre Viga - Pilar, é a base da expressão do projeto e de seu sistema estrutural, gerando um jogo formal baseado na quebra das simetrias; pilares diagonais trabalhados em planos contrários, que juntos ao caráter das junções nas carpintarias dão ao projeto uma imagem descomposta, menos formal, própria da liberdade gerada pela praia.
Espacialmente construído num vazio central, que se estende para uma esplanada, para gerar relação permanente entre exterior e interior, potencializando o pavilhão como suporte e abrigo das dinâmicas familiares.
Em resposta à sombria orientação sudoeste pré-estabelecida, são trabalhadas as transparências com claraboias e venezianas, em busca de luz e ventilação natural segundo a necessidade das situações de uso dos distintos espaços.
Em relação aos materiais foram privilegiados os materiais nobres, de fácil manutenção e longa duração.